quarta-feira, 14 de abril de 2010

Cibercultura - Análise de três exemplos significativos

CIBERCULTURA E CIBERESPAÇO

A cultura se aprende, se assimila, se faz, se constrói, se troca, se experencia no dia a dia, se usufrui, se troca e se compartilha,...vai além das culturas impostas, é elastica e permite a troca entre grupos de qualquer instância, ela é realmente um fenómeno cultural, que ao contrário das outras culturas, ultrapassou as barreiras do tempo, do espaço físico e da localização geográfica e entre povos. Tornou-se hoje global e mundial.
De acordo com Pierre Lèvy ela ocorre no Ciberespaço que é definido por ele como o espaço de comunicação aberto pela intercomunicação mundial dos computadores e das memórias dos computadores (Lévy, P., Cibercultura, pg. 92)"Em resumo o Ciberespaço permite a combinação de vários modos de comunicação, desde o mais simples onde pessoas sem nenhum conhecimento de programação podem usar como pessoas que dominam as midias. e que passou a ser "o espaço por excelência do desenvolvimento de uma nova forma de estar,ser e aprender, de realização pessoal e colectiva e acima de tudo de criação. Nele reconfigura-se a sociedade e as pessoas, criam-se novas identidades, umas por extensão com o plano físico, outras verdadeiramente virtuais, mas todas reais. A conectividade é um elemento unificador e a base para a cibercultura" dito por nossa colega Helena Prieto e que concordo plenamente e que conseguiu as palavras exatas para definir e explicitar.



Destaco três exemplos significativos



O CORREIO ELETRÔNICO

É a troca de mensagens onde cada pessoa ligada a uma rede de computadores pode ter uma caixa postal eletrônica identificada por um endereço especial, receber mensagens enviadas por seus correspondentes e enviar mensagens a todos aqueles que possuam um endereço eletrônico acessível através de sua rede. Através do CORREIO ELETRÔNICO, em inglês e-mail que inicialmente eram basicamente texto, hoje já são mais multimodais.
Em qualquer lugar, onde haja a possibilidade de conexão pode-se tomar conhecimento das mensagens que são endereçadas, ou a se enviar mensagens e comunicar-se.
O correio eletrônico permite enviar, de uma só vez, uma mesma mensagem a uma lista grande de correspondentes, basta indicar essa lista. (Lévy, P., Cibercultura, pg. 94).



COMENTÁRIO: É o mais usado meio de se comunicar de coletivo para coletivo e pessoa a pessoa. Possibilita inclusive a comunicação entre pessoas da mesma empresa e que estão espacialmente próximas ou distantes. Hoje o e-mail é uníssono entre as pessoas.


CONFERÊNCIAS ELETRÔNICAS

"Mais complexo que o correio eletrônico, é um dispositivo sofisticado que permite que grupos de pessoas discutam em conjunto sobre temas específicos onde as mensagens são classificadaspor assuntos e por sub-tópicos O que não impede os indivíduos de responderem uns aos outros e além disso, pessoas que tenham entrado em contato em uma conferência eletrônica podem em geral se comunicar pelo correio eletrônico clássico, de pessoa a pessoa.(Lévy, P., Cibercultura, pg. 99).

COMENTÁRIO: Muito usado também e permite discussões em grupos científicos ou de trabalho onde os participantes necessitem trocar idéias e experiências sobre determinado assunto, independentemente de estar no mesmo continente ou geograficamente no mesmo lugar. Tem sido muito utilizado entre os pesquisadores ou nos grupos de medicina sobre as novas e diversas técnicas cirurgicas, enfim ou em medidas clínicas.


ESPAÇOS COOPERATIVOS

A oportunidade de se criar comunidades virtuais em espaços cooperativos que oportunizam as pessoas revelarem e verem valorizadas suas habilidades,qualificações e competências que não tiveram o real valor no meio em que vivem. Através deste meio surgem as comunidades virtuais, permitidas pela Internet e suscitam nas pessoas o desejo de perguntar, responder, pesquisar, buscar e acima de tudo colaborar e interagir, o que vai criando progressivamente, como diz Pierre Lèvy na entrevista apresentada no vídeo, uma memória coletiva, que surgiu da interação entre as pessoas.


COMENTÁRIO:

O que mais me encanta é esses processo de intercâmbio de conhecimento entre pessoas dos mais diversos lugares, culturas, faixa etária e tão heterogênea partem do interesse das pessoas que livremente buscam participar das comunidades virtuais, de acordo com seu desejo, interesse e vontade, sem pressão ou obrigação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário