terça-feira, 20 de abril de 2010

teaching tools

Just click this link and see my task which I created a learning object with some types of teaching tools that can be used in education in general, but this one used "games". How could not post on the blog, hosted on my work and I provide the link and invite them to see it and make considerations. Thanks.

M.Tercilia



http://www.pr.senac.br/downloads/EAD/Pedago.html

segunda-feira, 19 de abril de 2010

domingo, 18 de abril de 2010

UNIT2 Annoted Bibliography

http://www.ncmeresource.org/onsite/dh_guide/par03/02par03.htm

Presents three techniques that facilitate the online communication:

1. The email - which contact occurs between two people, one to the other establishing a contact individual giving opportunities closer contact with the teacher;
2. BBS - where the contacts and communication are a person to many others such as in conferences and lectures;
3. Conference - where contacts are established between many people like in brainstorming and debates
The techniques really are the most used today, especially the e-mails in addition to its agility and speed, it maintains the simplicity of access to the Internet only provides a communication between various people from various parts of the world.


http://www.ascilite.org.au/conferences/brisbane99/papers/salterhansen.pdf

The ideal teaching model for education on Line for some time raised by G. Salter and S. Hansen, members of the Department of Computing and Information Systems, University of Western Sydney who talk about techniques to develop online education, regarding the online student does not feel alone and helpless in this model of education should provide support to students to that does not happen, and to show the relevance necessary for online learning, developing a structured course, well founded and designed to meet the public demand that, and always in search of updated and new technologies that complement the ... Even today we seek all this and still concerned with these points raised by them for nearly ten years, show that their concerns are present and highly essential in online education

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Cibercultura - Análise de três exemplos significativos

CIBERCULTURA E CIBERESPAÇO

A cultura se aprende, se assimila, se faz, se constrói, se troca, se experencia no dia a dia, se usufrui, se troca e se compartilha,...vai além das culturas impostas, é elastica e permite a troca entre grupos de qualquer instância, ela é realmente um fenómeno cultural, que ao contrário das outras culturas, ultrapassou as barreiras do tempo, do espaço físico e da localização geográfica e entre povos. Tornou-se hoje global e mundial.
De acordo com Pierre Lèvy ela ocorre no Ciberespaço que é definido por ele como o espaço de comunicação aberto pela intercomunicação mundial dos computadores e das memórias dos computadores (Lévy, P., Cibercultura, pg. 92)"Em resumo o Ciberespaço permite a combinação de vários modos de comunicação, desde o mais simples onde pessoas sem nenhum conhecimento de programação podem usar como pessoas que dominam as midias. e que passou a ser "o espaço por excelência do desenvolvimento de uma nova forma de estar,ser e aprender, de realização pessoal e colectiva e acima de tudo de criação. Nele reconfigura-se a sociedade e as pessoas, criam-se novas identidades, umas por extensão com o plano físico, outras verdadeiramente virtuais, mas todas reais. A conectividade é um elemento unificador e a base para a cibercultura" dito por nossa colega Helena Prieto e que concordo plenamente e que conseguiu as palavras exatas para definir e explicitar.



Destaco três exemplos significativos



O CORREIO ELETRÔNICO

É a troca de mensagens onde cada pessoa ligada a uma rede de computadores pode ter uma caixa postal eletrônica identificada por um endereço especial, receber mensagens enviadas por seus correspondentes e enviar mensagens a todos aqueles que possuam um endereço eletrônico acessível através de sua rede. Através do CORREIO ELETRÔNICO, em inglês e-mail que inicialmente eram basicamente texto, hoje já são mais multimodais.
Em qualquer lugar, onde haja a possibilidade de conexão pode-se tomar conhecimento das mensagens que são endereçadas, ou a se enviar mensagens e comunicar-se.
O correio eletrônico permite enviar, de uma só vez, uma mesma mensagem a uma lista grande de correspondentes, basta indicar essa lista. (Lévy, P., Cibercultura, pg. 94).



COMENTÁRIO: É o mais usado meio de se comunicar de coletivo para coletivo e pessoa a pessoa. Possibilita inclusive a comunicação entre pessoas da mesma empresa e que estão espacialmente próximas ou distantes. Hoje o e-mail é uníssono entre as pessoas.


CONFERÊNCIAS ELETRÔNICAS

"Mais complexo que o correio eletrônico, é um dispositivo sofisticado que permite que grupos de pessoas discutam em conjunto sobre temas específicos onde as mensagens são classificadaspor assuntos e por sub-tópicos O que não impede os indivíduos de responderem uns aos outros e além disso, pessoas que tenham entrado em contato em uma conferência eletrônica podem em geral se comunicar pelo correio eletrônico clássico, de pessoa a pessoa.(Lévy, P., Cibercultura, pg. 99).

COMENTÁRIO: Muito usado também e permite discussões em grupos científicos ou de trabalho onde os participantes necessitem trocar idéias e experiências sobre determinado assunto, independentemente de estar no mesmo continente ou geograficamente no mesmo lugar. Tem sido muito utilizado entre os pesquisadores ou nos grupos de medicina sobre as novas e diversas técnicas cirurgicas, enfim ou em medidas clínicas.


ESPAÇOS COOPERATIVOS

A oportunidade de se criar comunidades virtuais em espaços cooperativos que oportunizam as pessoas revelarem e verem valorizadas suas habilidades,qualificações e competências que não tiveram o real valor no meio em que vivem. Através deste meio surgem as comunidades virtuais, permitidas pela Internet e suscitam nas pessoas o desejo de perguntar, responder, pesquisar, buscar e acima de tudo colaborar e interagir, o que vai criando progressivamente, como diz Pierre Lèvy na entrevista apresentada no vídeo, uma memória coletiva, que surgiu da interação entre as pessoas.


COMENTÁRIO:

O que mais me encanta é esses processo de intercâmbio de conhecimento entre pessoas dos mais diversos lugares, culturas, faixa etária e tão heterogênea partem do interesse das pessoas que livremente buscam participar das comunidades virtuais, de acordo com seu desejo, interesse e vontade, sem pressão ou obrigação.

quinta-feira, 8 de abril de 2010




www.netpar.com.br/edumidia/Glaucia.htm


DenyzeI and Tercilia we chose to hold together the questions Professor: Glaucia da Silva Brito, Master of Technology, Ph.D. in Linguistics, a professor at the Federal University of Paraná and one of the components of the group responsible for the implementation of the Open University of Brazil. Today operates on the following subjects: communication and technology, IT in education, teacher and information technology and communication, distance education and teacher education, digital inclusion.
Author of books: "Producing texts with" old "and" new technologies "and" Education and New Technologies: A rethink.

Here are the questions we are still waiting for answers (as Professor until tomorrow)
1. As a participant of the team for implementation of the Open University of Brazil was seen as the issue of freedom of rhythm and time of each student (with an Open University) in this project?

2. How to promote cooperative and collaborative learning in virtual learning environments valuing individual freedom and still meeting the requirements of a pedagogical and methodological college?

We asked her permission to publish on our blogs.

Hugs
Denyze and Tercília






1. As a participant of the team for implementation of the AU in Brazil was seen as the issue of freedom of rhythm and time of each student (with an Open University) in this project?
In the projects of the courses within the UAB are set timelines in which it determines the performance of scheduled activities, exams and defenses face face of term papers or papers of completion.
The pace and timing of each student is given on schedule, if there is freedom of rhythm and time do not know how to give an opinion at this time.

2. How to promote cooperative and collaborative learning in virtual learning environments valuing individual freedom and still meeting the requirements of a pedagogical and methodological college?
I consider that to be a "true" cooperative and collaborative learning will have to invest in training teachers and teacher-tutors who must "live" * the virtual learning environment knowing that each student enrolled in this course, you can then appreciate the individual freedom each student within the requirements laid down in the projects of the courses.

* About this classification see the doctoral thesis> SCHERER, Suely. AN AESTHETIC Bimodal POSSIBLE FOR EDUCATION: LEARNING AND COMMUNICATION IN ATTENDANCE AND VIRTUAL ENVIRONMENTS Year of degree: 2005. Catholic University of São Paulo, PUC / SP, Brazil.

Denyze e Tercília